Tratamentos de Parkinson no SUS

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial possui Parkinson. No Brasil a doença afeta cerca de 200 mil pessoas.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), com base em solicitação da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, aprovou recentemente a portaria que renova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença de Parkinson e inclui novos medicamentos e tratamentos no Sistema Único de Saúde.

Medicamentos

Os pacientes com Parkinson já tinham disponíveis no SUS sete medicamentos para o tratamento da doença: Pramipexol; Amantadina; Bromocriptina; Entacapona; Selegilina; Tolcapona e Triexifenidil. Além de três outras substâncias que eram encontradas com 90% de desconto no Programa Farmácia Popular: Levodopa+Carbidopa, Biperideno e Levodopa.

A nova portaria inclui a Rasagilina (1 mg) e a Clozapina (25 mg e 100 mg), com um investimento de R$17,91 milhões para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Segundo o Ministério da Saúde, a Rasagilina estará disponível até o fim de fevereiro nas unidades de saúde. A substância é voltada para pacientes que iniciaram o tratamento na fase inicial da doença. Já a Clozapina, que já era oferecida no SUS para tratamento de transtorno bipolar e esquizofrenia, agora poderá ser usada também por pacientes com Parkinson que apresentam sintomas psicóticos.

Terapias Avançadas

Além dos medicamentos, a portaria também aborda os critérios de inclusão para tratamentos avançados, como a Estimulação Cerebral Profunda (DBS). De acordo com a portaria, a identificação dos pacientes que mais provavelmente se beneficiarão da DBS é extremamente importante, sendo o primeiro passo para uma intervenção cirúrgica bem-sucedida, e, portanto, os pacientes devem preencher critérios rigorosos de seleção.

Leia a portaria completa aqui:
http://conitec.gov.br/images/Protocolos/DDT/PCDT_Doen%C3%A7a_de_Parkinson_31_10_2017.pdf

Busque ajuda

Se você quiser ajuda para encontrar um neurologista especializado na sua região, preencha o nosso formulário para entrarmos em contato com você: http://parkinsoneeu.com/recupere-sua-vida/. E continue aprendendo mais sobre o Parkinson aqui no nosso blog, na nossa página do Facebook e no nosso canal no YouTube.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2017/11/tratamento-de-parkinson-no-sus-tera-dois-novos-remedios.