Yoga

Originada na Índia, há mais de 5.000 anos, a yoga é um sistema hindu de filosofia que harmoniza o corpo, mente e espírito para promover a saúde e paz interior.

A yoga pode ser praticada quando e onde quiser. Se você quiser tentar em casa, assegure-se de ter aulas com um especialista primeiro para aprender os princípios e técnicas básicas.

Há pouca pesquisa sobre os seus benefícios, mas geralmente a yoga pode ser particularmente útil na redução da rigidez muscular e no aumento do equilíbrio, flexibilidade e resistência.

Uma vez que a yoga oferece uma abordagem holística para o corpo, mente e espírito, muitas pessoas com a doença de Parkinson dizem que com ela estão equipados com ‘ferramentas’ para lidar com a vida cotidiana. Para muitas pessoas, ela fornece estabilidade emocional, paz interior e sensação de calma, bem como também forças para superar alguns dos sintomas físicos da doença.

Já que a yoga visa ajudar a energizar o corpo e a mente, melhorar a concentração e reduzir o estresse, ela também pode ser benéfica para a família e cuidadores.

Tal como acontece com todas as terapias físicas, pode ser que algumas das atividades pareçam desafiadoras, mas as técnicas podem ser adaptadas para atender cada indivíduo. Por exemplo, uma cadeira pode ser usada para se apoiar ao invés de estar deitado em um tapete, e o seu treinador deve ser capaz de dar orientações a este respeito.