Tai Chi

Tai (ou t’ai) Chi é uma antiga arte marcial que se originou no Extremo Oriente. Com base nos ensinamentos chineses de 6.000 anos, Tai Chi é um exercício tanto como um sistema de combate, mas agora praticada como uma defesa contra o estresse e tensões da vida diária.

Diferente da maioria dos esportes ou formas de exercício, Tai Chi não é baseada na força, resistência ou velocidade, o que a torna possível para uma gama de idades. Mesmo uma pequena prática pode trazer benefícios para a saúde e condicionamento físico, permitindo que o corpo e a mente relaxem. Por sua vez, pode melhorar o bem-estar emocional e qualidade de vida global.

Até o momento há uma investigação limitada sobre os benefícios do Tai Chi para a doença de Parkinson, mas como melhora o equilíbrio e a consciência corporal, acredita-se que reduz o risco de quedas, melhora o equilíbrio e a confiança, e também melhora a marcha e a postura. Algumas pessoas com a doença também relataram melhorias no sono.

Tal como acontece com todas as terapias físicas, você pode encontrar desafios em algumas das atividades, mas as técnicas podem ser adaptadas para atender a cada indivíduo, e o instrutor deve ser capaz de aconselhá-lo sobre isso. Cuidados especiais podem ser necessários se você tem osteoporose severa, hérnia ou está grávida.