Educação condutiva

A Educação Condutiva (CE) é um sistema de aprendizagem desenvolvido pelo médico húngaro Dr. Andras Peto, e também conhecida como Sistema ou Método Peto.

A CE na doença de Parkinson funciona em dois níveis: ela aborda os problemas existentes e visa evitar outros, dando-lhe uma compreensão de como seu corpo funciona e as estratégias que podem ser usadas para superar os desafios diários. Isto não substitui os medicamentos, mas trabalha junto com eles, também observando os resultados e os efeitos colaterais. Isto dá à você confiança e motivação para aumentar o seu nível de atividade, não só quando o medicamento é mais eficaz.

A CE pode ajudar a superar ou aliviar problemas cotidianos provenientes de alguns dos sintomas mais comuns da doença de Parkinson, como tremores, rigidez, lentidão de movimentos, congelamento, falta de expressão facial, fala arrastada, cognição e micrografia (pequena escrita), pois proporciona uma oportunidade de aprender técnicas para superar essas dificuldades. As técnicas da CE podem ser úteis para:

  • Manter a posição do corpo, melhorar a postura, e equilibrar tanto o alcance quanto o controle de movimento;
  • Usar ritmo para mudar os tempos dos movimentos que são necessários ao executar tarefas motoras finas, como abotoar roupas ou amarrar sapatos;
  • Melhorar o início do movimento, quando os movimentos voluntários são reduzidos ou durante o congelamento, e aumentar o ritmo e a velocidade dos movimentos;
  • Aprender a transferir o peso quando andar e dar passos;
  • Melhorar o braço oscilante, aumentando o comprimento dos passos e o fluir do pé;
  • Superar obstáculos e mudar de direção;
  • Melhorar a concentração necessária para alcançar um movimento coordenado;
  • Melhorar as técnicas de respiração para ajudar com o volume, entonação e articulação da fala;
  • Melhorar a expressão facial;
  • Melhorar a escrita, para mantê-la no tamanho consistente e legível;
  • Motivar a ultrapassagem das dificuldades encontradas na vida diária e nutrir a crença de que seus objetivos podem ser alcançados.

As técnicas geralmente são estruturadas sessões ensinadas dentro do grupo específico para a doença de Parkinson, e podem, assim, serem adaptadas e utilizadas para atenderem as necessidades dos indivíduos. As estratégias CE podem ajudar a concluir as atividades diárias e aprender novas com maior confiança. Muitos relataram melhora na motivação e bem-estar geral.

Os cuidadores também podem achar útil assistir às sessões de CE, pois estas podem ajudá-los a implementar o que aprenderam.

A Educação Condutiva está trabalhando para ensinar você e sua família como realmente gerenciar sua doença, como lidar com os problemas diários de movimento e como viver a vida plenamente, apesar do Parkinson. Como um direito humano básico, devemos conseguir nos concentrar em cada uma das nossas capacidades. As pessoas com condições neurológicas de longo prazo devem ser ensinadas a executar os movimentos que antes eram automáticos, ensinadas a como essa condição os afeta e, junto com isso, estratégias para combater os desafios diários que enfrentam. A CE pode proporcionar isso, ela ensina que há uma vida após o diagnóstico para você e para a sua família.