Cinesiologia

A cinesiologia é uma terapia não manipulativa que usa testes musculares manuais, suaves (também conhecidos como monitoração muscular) para tratar o fluxo de energia do corpo (Chi) e identificar qualquer interrupção ou desequilíbrio. Os fisioterapeutas acreditam que cada um dos nossos músculos é conectado a um órgão, de modo que se um músculo parece fraco, isso reflete um problema com o órgão relevante. Cinesiologia é um tratamento holístico que examina o corpo como um todo, ao invés dos sintomas individuais.

Alguns estudos têm sugerido que pode ser uma ferramenta de diagnóstico útil, mas ainda não há evidência clínica quanto à sua eficácia para a doença de Parkinson. No entanto, as evidências sugerem que algumas pessoas com a condição descobriram que a cinesiologia melhora a saúde e a vitalidade, enquanto reduz o estresse e a depressão.

A evidência anedótica sugere que a cinesiologia também pode melhorar distúrbios da marcha e alterações posturais e desequilíbrio, bem como rigidez muscular, que são sintomas comuns da doença de Parkinson. Ela visa estimular um melhor controle do movimento, melhorar o equilíbrio e a função motora, e desenvolver um bem-estar geral.

Cada pessoa irá responder de forma diferente a esta terapia, por isso você deve definir metas claras e monitorá-las, se achar que a cinesiologia está ajudando você.