Acupuntura

A acupuntura é uma forma de medicina tradicional chinesa, na qual o terapeuta introduz agulhas de metal ultrafinas em pontos cuidadosamente selecionados do corpo.

A evidência anedótica sugere que a acupuntura pode melhorar alguns sintomas da doença de Parkinson, incluindo tremor, dificuldade em andar, rigidez e dor. No entanto, a pesquisa científica atual não é suficiente para confirmar ou não a eficácia na doença de Parkinson.

Muitas pessoas acham que a acupuntura aumenta os níveis de energia, induz o relaxamento, melhora o apetite, humor e sono, bem como gera uma sensação geral de bem-estar. Existe também evidência de que a acupuntura reduz os níveis de estresse, liberando endorfinas no cérebro.

A eficácia da acupuntura no alívio da dor tem sido provada conclusivamente e reconhecida em todo o mundo. Um painel de peritos dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos concluiu, em 1998, que não há evidências claras de que o tratamento com acupuntura é mais eficaz e tem menos efeitos colaterais de certos sintomas do que os tratamentos convencionais.

Os cuidadores também podem se beneficiar de um aumento dos níveis de energia, melhora do sono e do apetite, aumento de relaxamento e uma sensação geral de bem-estar. Uma sessão de acupuntura pode ser um lugar ideal para descontrair e relaxar, ou desfrutar de uma conversa privada com o terapeuta durante o tempo de tratamento.