Quem é candidato para a Estimulação Cerebral Profunda?

Estudos mostram que a Estimulação Cerebral Profunda (DBS) reduz significativamente os tremores e permite retomar as atividades sociais e de trabalho, reduzindo a necessidade de medicação. Além de melhorar os sintomas motores do Parkinson, também pode ajudar na melhora da dor, da capacidade olfativa e do sono dos pacientes.

Entretanto, nem todos os pacientes com Parkinson são aptos para o tratamento de DBS. A possibilidade deve ser discutida com um médico e com um especialista em DBS. Uma avaliação cognitiva avalia a capacidade do paciente de participar com precisão e ativamente na implantação cirúrgica do estimulador e no processo pós-operatório de programação do estimulador.

Responder a algumas perguntas pode ajudar a avaliar se você pode ou não ser um candidato:

  • Você tem a doença de Parkinson há pelo menos 4 anos?
  • Você tem sintomas que são problemáticos e interferem com suas atividades diárias?
  • Você toma medicamentos dopaminérgicos em um dia típico?
  • Você percebe uma melhora em seus sintomas quando toma sua medicação?
  • Se você respondeu “sim” a algumas das perguntas acima, você pode discutir a terapia de DBS como uma opção com o seu médico. Lembre-se que somente um neurologista ou neurocirurgião pode determinar se a DBS é ideal para você.

    DBS no tratamento de outros distúrbios de movimento

    Além da doença de Parkinson, a Estimulação Cerebral Profunda também é utilizada em pacientes com outras condições, como o tremor essencial e distonia.

    Na maioria dos casos, o tremor essencial é leve o suficiente para ser efetivamente tratado com medicação. Mas, em alguns casos, o tremor é tão grave que pode ser incapacitante, limitando tarefas cotidianas como vestir, barbear, comer ou beber. Quando o tremor essencial é grave, a DBS torna-se uma opção. Como o tremor é o único sintoma no tremor essencial – ao contrário da doença de Parkinson – a DBS pode ajudar um paciente a melhorar a qualidade de vida.

    A distonia – um transtorno do movimento relativamente incomum, mas incapacitante – é caracterizada por posturas anormais e movimentos de torção. Uma série de estudos demonstraram que a DBS é uma opção quando a medicação falhar.

    Aprenda mais:

    Se você deseja encontrar um neurologista especializado na sua região, preencha o nosso formulário para entrarmos em contato com você: http://parkinsoneeu.com/recupere-sua-vida/.

    E continue aprendendo mais sobre o Parkinson aqui no nosso blog, na nossa página do Facebook e no nosso canal no YouTube.

    Fontes: http://www.hopkinsmedicine.org/neurology_neurosurgery/centers_clinics/deep_brain_stimulation/about_dbs/dbs_candidate.html
    http://www.epda.eu.com/living-well/therapies/surgical-treatments/deep-brain-stimulation-dbs/