Aprenda como prevenir quedas

A Associação Brasil Parkinson desenvolveu um folheto sobre como prevenir quedas que serve de guia para pacientes com Parkinson.

Sobre as quedas

Algumas pessoas com a doença de Parkinson notam uma mudança em seu padrão de caminhada (marcha); você pode andar mais devagar, arrastando os pés, ou pode sentir que o passo congela e é incapaz de se mover por alguns segundos ou minutos. Estas mudanças no andar padrão podem afetar seu equilíbrio e fazer as quedas serem mais prováveis, particularmente à medida que a doença progride.

Porém, nem todas as pessoas com Parkinson são suscetíveis à quedas, embora estatisticamente pessoas com a doença sejam mais propensas a cair do que pessoas sem ela. Quedas tendem a acontecer mais quando o movimento muda de repente, por exemplo, quando você gira, ou quando faz mais de uma coisa ao mesmo tempo, como carregar um livro enquanto caminha.

As quedas tendem a ser para a frente, e, ocasionalmente, para os lados, e podem levar a contusões, cortes, ou mesmo fraturas e ossos quebrados. Por isso, é importante estar ciente das prováveis causas das quedas e entender como minimizar os riscos.

Confira o folheto abaixo:

Busque ajuda

Se você quiser ajuda para encontrar um neurologista especializado na sua região, preencha o nosso formulário para entrarmos em contato com você: http://parkinsoneeu.com/recupere-sua-vida/. E continue aprendendo mais sobre o Parkinson aqui no nosso blog, na nossa página do Facebook e no nosso canal do YouTube.

*As opiniões expressadas pelos médicos, pesquisadores e especialistas não representam, necessariamente, as opiniões do Parkinson e Eu e da Medtronic. Trate com o seu médico a sua informação para diagnóstico e tratamento. Apenas o seu médico pode determinar qual terapia é ideal para você.