Alimentação no Tratamento da Doença de Parkinson – Sugestão de Consumo

Embora não exista prescrição médica para uma dieta específica na Doença de Parkinson, alguns cuidados com a alimentação podem ajudar no controle dos sintomas da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O médico Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista (CRM-ES: 11.111), preparou uma sugestão de consumo para pacientes portadores de Parkinson. É importante salientar que, para obter uma dieta mais específica, o paciente deve consultar-se com um nutricionista.
Acompanhe abaixo as sugestões:
• Manhã: Uma xícara de café, uma fatia de bolo com aveia ou pão integral. Um ovo mexido. Uma pequena porção de iogurte natural com mamão e mel ou outra fruta.
• Lanche da Manhã: Uma porção de fruta: Laranja, manga, maçã, banana ou outra fruta de preferência.
• Almoço: Peito de frango acompanhado por brócolis ou salada verde. Uma pequena porção de arroz ou um legume cozido (batata doce, mandioca, abobora). Você pode substituir o peito de frango pelo peixe ou por ovos mexidos (têm digestão mais fácil do que o ovo cozido). Troque os legumes diariamente.
• Lanche da Tarde: Uma outra porção de fruta ou chá com bolo.
• Jantar: Caldo de feijão ou sopa de ervilhas ou lentilhas. Você pode fazer uma sopa com os alimentos que não foram consumidos no almoço. Evite refeições volumosas no jantar pois atrapalham o sono.
Se antes de dormir você ainda estiver com fome você pode consumir uma outra porção de iogurte com frutas.
Lembre-se de se manter bem hidratado e se exercitar. Os horários da dieta podem variar principalmente baseando-se no horário dos remédios.
Note que essa sugestão de cardápio é apenas para uma orientação geral. Você pode conseguir um cardápio mais específico e prático consultando um nutricionista.
Os cuidados com a alimentação não têm resultado imediato, mas são muito benéficos quando se tornam regulares a longo prazo. Tente se disciplinar e seguir essas recomendações a longo prazo!

Busque ajuda
Se você quiser ajuda para encontrar um neurologista especializado na sua região, preencha o nosso formulário para entrarmos em contato com você: http://parkinsoneeu.com/recupere-sua-vida/. E continue aprendendo mais sobre o Parkinson aqui no nosso blog, na nossa página do Facebook e no nosso canal do YouTube.

*As opiniões expressadas pelos médicos, pesquisadores e especialistas não representam, necessariamente, as opiniões do Parkinson e Eu e da Medtronic. Trate com o seu médico a sua informação para diagnóstico e tratamento. Apenas o seu médico pode determinar qual terapia é ideal para você. A Medtronic mantém um cadastro geral de profissionais de diversas especialidades, e o recebimento desses dados não configura indicação, devendo sempre o paciente consultar a rede referenciada do plano de saúde, hospital de preferência ou realizar pesquisa pessoal de qualificação e adequação.
** Dados e Fontes de responsabilidade do profissional de saúde.

Apoio:
Dr. Diego de Castro – Neurologista
CRM-ES: 11.111