A vitamina B12 pode ajudar a retardar a progressão da doença de Parkinson

Um novo estudo sugere que baixos níveis de vitamina B12 em pacientes que começam a desenvolver a doença de Parkinson podem estar relacionados à taxa de progressão da doença. Isso pode significar que um suplemento dessa vitamina poderia ser usado para tratar a velocidade do desenvolvimento de certos sintomas.

Informações sobre a deficiência de vitamina B12 em pacientes com Parkinson não são novas. Sua ausência pode aumentar a presença de alguns sintomas, como depressão, ansiedade, paranoia, dormência muscular e fraqueza.

Sobre o estudo

Neste novo estudo da Universidade da Califórnia, foram analisados os níveis de vitamina em 680 pacientes recentemente diagnosticados com Parkinson e que não haviam iniciado o tratamento. Eles foram observados por um período de dois anos, tempo em que avaliações cognitivas e físicas foram desenvolvidas. Os pacientes receberam a opção de tomar um suplemento vitamínico controlado diariamente.

Em seguida, eles dividiram os pacientes em três grupos de acordo com os níveis de vitamina B12. Eles descobriram que aproximadamente 13% dos pacientes tinham baixos níveis da vitamina, enquanto 5% tinham deficiência da vitamina.

A equipe encontrou que, ao longo do tempo, os sintomas em pacientes com níveis mais baixos de B12 desenvolveram-se mais rapidamente do que aqueles com níveis mais elevados: pacientes com níveis mais baixos de B12 tinham uma capacidade ambulatorial significativamente reduzida, comparado aos pacientes com níveis mais elevados.

“Nossos resultados demonstram que os baixos níveis de B12 estão associados com o aumento do equilíbrio e problemas de marcha, possivelmente devido ao efeito conhecido da deficiência de B12 no sistema nervoso central e periférico”, disse Chadwick Christine – MD, neurologista e principal autor do estudo-, em um comunicado de imprensa da universidade. “Alternativamente, a baixa da B12 pode ter um efeito direto sobre a progressão da doença de Parkinson, ou pode ser um marcador de um fator associado desconhecido, talvez correlacionado com outro aspecto de doença ou estado nutricional”.

Ainda há a necessidade de mais estudos sobre essa vitamina e sua relação com a doença, mas esses estudos estão abrindo novas portas no tratamento dessa doença.

Busque ajuda

Se você quiser ajuda para encontrar um neurologista especializado na sua região, preencha o nosso formulário para entrarmos em contato com você: http://parkinsoneeu.com/recupere-sua-vida/. E continue aprendendo mais sobre o Parkinson aqui no nosso blog, na nossa página do Facebook e no nosso canal do YouTube.

Fonte: https://parkinsonsnewstoday.com/2018/03/14/b12-vitamin-supplements-may-help-delay-parkinsons-progression/

*As opiniões expressadas pelos médicos, pesquisadores e especialistas não representam, necessariamente, as opiniões do Parkinson e Eu e da Medtronic. Trate com o seu médico a sua informação para diagnóstico e tratamento. Apenas o seu médico pode determinar qual terapia é ideal para você. A Medtronic mantém um cadastro geral de profissionais de diversas especialidades, e o recebimento desses dados não configura indicação, devendo sempre o paciente consultar a rede referenciada do plano de saúde, hospital de preferência ou realizar pesquisa pessoal de qualificação e adequação.