10 sinais de alerta da doença de Parkinson

Pode ser difícil dizer se você ou um ente querido tem a doença de Parkinson. A Fundação Nacional de Parkinson dos Estados Unidos listou os 10 sinais mais comuns da condição. Lembre-se que nenhum desses sinais significa que você deve se preocupar, mas sim que você deve marcar uma consulta para falar com seu médico.

Tremor ou agitação

Você notou um ligeiro tremor ou agitação em seu dedo, polegar, mão, queixo ou lábio? A sua perna vibra quando você se senta ou relaxa? Contrair ou agitar os membros é um sinal precoce comum da doença de Parkinson.

O que é normal?

A agitação pode ser normal depois de muito exercício ou se você se machucou. A agitação também pode ser causada por um medicamento que você toma.

Escrita pequena

A sua caligrafia ficou de repente muito menor do que no passado? Você pode notar que a maneira como você escreve as palavras em uma página mudou, os tamanhos de letras são menores e as palavras estão mais juntas. Uma mudança repentina na caligrafia é muitas vezes um sinal da doença de Parkinson.

O que é normal?

Às vezes, a escrita pode mudar à medida que envelhece, se você tiver mãos ou dedos rígidos ou problemas de visão, mas isso acontece ao longo do tempo e não de repente.

Perda de olfato

Você já notou que já não sente bem o cheiro de certos alimentos? Se você notou ter mais problemas para sentir o cheiro de alimentos como bananas, pepinos ou alcaçuz, você deve perguntar ao seu médico sobre a doença de Parkinson.

O que é normal?

Seu olfato pode ser alterado por um resfriado, uma gripe ou um nariz entupido, mas deve voltar ao normal quando que você estiver melhor.

Problemas para dormir

Você se debate na cama ou chuta e soca enquanto está profundamente adormecido? Você notou que começou a cair da cama enquanto dorme? Às vezes o seu cônjuge vai notar ou vai querer mudar para outra cama. Movimentos repentinos durante o sono podem ser um sinal da doença de Parkinson.

O que é normal?

É normal que todos se movimentem a noite enquanto dormem.

Problemas para se mover ou andar

Você sente seu corpo, braços ou pernas rígidas? Às vezes, a rigidez desaparece à medida que você se move. Se não, pode ser um sinal da doença de Parkinson. Você pode notar que seus braços não balançam quando você anda, ou talvez outras pessoas tenham dito que você parece “duro”. Um sinal precoce pode ser rigidez ou dor no ombro ou nos quadris. Os pacientes às vezes dizem que seus pés parecem “presos ao chão”.

O que é normal?

Se você se machucou no braço ou no ombro, talvez não seja capaz de movimentá-lo também até que seja curado, ou outra doença como a artrite pode causar o mesmo sintoma.

Prisão de ventre

Você tem problemas para evacuar sem se esforçar todos os dias? O esforço na evacuação pode ser um sinal precoce da doença de Parkinson e você deve conversar com seu médico.

O que é normal?

Se você não tem água ou fibra suficiente em seu corpo, isso pode causar problemas no intestino. Alguns remédios também causam constipação. Se não houver outro motivo, como dieta ou remédio que possa resultar em problemas nos intestinos, você deve falar com seu médico.

Uma voz suave ou baixa

As outras pessoas disseram que sua voz é muito suave quando você fala em um tom normal ou que parece rouco? Às vezes você pode pensar que outras pessoas estão perdendo sua audição, quando realmente você está falando mais suavemente.

O que é normal?

Um resfriado ou outro vírus podem fazer com que sua voz soe diferente, mas você deve voltar a soar o mesmo quando você supera sua tosse ou resfriado.

Rosto mascarado

Falaram que você tem um olhar sério, deprimido ou bravo com mais frequência, mesmo quando você não está de mau humor? Esta aparência séria é chamada de mascarar. Além disso, se você ou outras pessoas percebem que você tem um olhar em branco ou não pisca seus olhos com muita frequência, você deve perguntar ao seu médico sobre a doença de Parkinson.

O que é normal?

Alguns medicamentos podem fazer com que você tenha o mesmo tipo de olhar sério, mas você voltaria ao normal depois de parar a medicação.

Tonturas ou Desmaios

Você percebe que muitas vezes sente tonturas quando se levanta de uma cadeira? Sentir-se tonto ou desmaiar podem ser sinais de pressão arterial baixa e pode estar ligado à doença de Parkinson.

O que é normal?

Todo mundo alguma vez se levantou e sentiu tonturas, mas se isso acontecer regularmente você deve consultar o seu médico.

Andar curvado

Você não está de pé tão reto quanto costumava? Se você, sua família ou amigos percebem que você parece estar curvando-se, inclinando-se ou espreitando-se quando você está parado, pode ser um sinal da doença de Parkinson.

O que é normal?

Se você sofre de uma lesão ou se está doente, isso pode fazer com que você fique curvado. Além disso, um problema com seus ossos pode fazer você inclinar-se.

O que fazer agora?

Se você quiser ajuda para encontrar um neurologista especializado na sua região, preencha o nosso formulário para entrarmos em contato com você: http://parkinsoneeu.com/recupere-sua-vida/. E continue aprendendo mais sobre o Parkinson aqui no nosso blog, na nossa página do Facebook e no nosso canal no YouTube.

Fonte: http://www.parkinson.org/understanding-parkinsons/10-early-warning-signs