O que causa a doença de Parkinson?

A doença de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central causado por perda de células produtoras de dopamina no cérebro. No entanto, não está claro exatamente porque essas células são perdidas. A investigação sugere que uma combinação de fatores genéticos e ambientais pode ser responsável. A maneira que esses fatores interagem varia de pessoa para pessoa e também não é claro porque algumas pessoas desenvolvem a doença, mas outras não.

Causas genéticas

É muito raro a condição ser transmitida de pais para filhos. No entanto, nos últimos anos, foram identificados uma série de casos nos quais parecem que a doença é pelo menos parcialmente genética. Nestes casos, um gene mutante parece ter passado de uma geração para a seguinte, e o Parkinson se desenvolveu em diferentes pessoas na mesma família.

Os genes são segmentos da molécula de DNA dentro do núcleo de células que transmitem as características dos pais para os filhos. Os cientistas acreditam que certos genes podem desempenhar um papel nas causas genéticas da doença. Estes genes são um importante foco de pesquisa. No futuro, uma maior compreensão de como esses genes podem afetar o risco subjacente, início e progressão da doença pode ser importante para futuros tratamentos.

É importante destacar que, mesmo que o gene anormal esteja presente, e, assim, o risco de desenvolver a doença de Parkinson seja mais elevado, a probabilidade disso acontecer ainda é muito baixa.

Causas ambientais

Algumas evidências sugerem que fatores ambientais, incluindo substâncias químicas tóxicas, vírus, bactérias e metais pesados, podem causar a morte dos neurônios que produzem a dopamina, levando ao desenvolvimento da doença de Parkinson.

Em particular, há muita especulação sobre uma ligação entre o uso de herbicidas e pesticidas com o desenvolvimento da doença de Parkinson.

No início de 1980, um pequeno número de usuários de drogas na Califórnia erroneamente usou heroína que havia sido contaminada com uma droga sintética perigosa chamada MPTP. Todos aqueles que consumiram a heroína contaminada desenvolveram sintomas tipo Parkinson, muito graves e irreversíveis, quase imediatamente.


Fonte: EPDA

A doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa – uma doença que afeta as células nervosas...

A doença é progressiva, com sintomas que pioram gradualmente ao longo do tempo. Muitas pessoas...

A doença de Parkinson é difícil de diagnosticar porque não há um teste específico para essa condição...

Aproximadamente, 85% das pessoas com Parkinsonismo têm a doença de Parkinson idiopático...